Home Comunidade Galeria Recursos Cursos Artistas Patrocinadores
Publicidade
 
d>  
r />
Artigos, Técnicas e Idéias
Artigos : Introdução : O que é Scrapbooking?
Artigos

O que é Scrapbooking?

Por: Cristianne Dias em 2003-10-23
Este artigo foi visitado 100021 vezes.

Scrapbooking é uma tendência mundial em se tratando de artesanato em papel e é a arte de criar álbuns que contam a suas histórias, registrando assim suas memórias, através do uso de fotos, papéis decorados, enfeites e o que sua imaginação mandar. Na primeira vez que alguém escuta sobre "scrapbooking", muitas são suas perguntas e dúvidas em relação a esta arte. Mas no momento em que você vê um álbum de scrapbook completo, nenhuma explicação adicional é necessária.



A prática de scrapbooking já existe há mais de 100 anos. Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias preciosas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis amarelavam, e fotos se estragavam. O uso de materiais com acidez é o inimigo número 1 dessa prática, e infelizmente esses materiais ainda são muito comuns, principalmente no Brasil.



O scrapbooking surgiu quando as pessoas sentiram a necessidade de preservar suas fotografias e consequentemente, suas memórias, através de materiais adequados e seguros para as fotos.



O crescimento do hobby estimulou a indústria a lançar cada vez mais, produtos adequados à prática e que não só embelezam mas também dão asas à imaginação dos seus adeptos.



No Brasil, esse hobby começou a ganhar força em 2003 com o surgimento de diversas lojas, fabricantes de materiais nacionais e sites informativos sobre scrapbooking.



Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivessemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes, e de eventos tão importantes em nossas vidas.



Todos nós sempre temos memórias e fotos maravilhosas, que ficam jogadas e esquecidas por algum canto de nossa casa. Scrapbooking é a solução para colocar essas fotos no seu devido e merecido lugar.




Alguns de nossos membros definem scrapbooking como:



O Scrapbook pra mim, é uma forma de expressar sentimentos... e fazer com que quem o vê sinta as mesmas emoções que eu senti no momento da foto. - Por Pablo Galvão



Depois do scrap, minha vida foi dividida em duas a Beth antes do scrap e a Beth depois do scrap rsrsrsr
Aprendi a ver o mundo com outros olhos, hoje eu paro para admirar um pássaro um por do sol, coisas que antes passavam desapercebidas!!!
Acho que me tornei uma pessoa muito melhor, não tenho tempo para ter depressão e nada desse tipo.
Scrap pra mim é acima de tudo um grande prazer algo que eu faço com o coração! - Por Beth Roessle



A minha vida mudou bastante. o scrap na minha vida serve de terapia, onde eu posso extravassar tds os meus sentimentos. um momento meu, onde coloco minha criatividade pra trabalhar.
ultimamente tem sido minha valvula de escape tem que feito menos ansiosa, mais sensivel.
na verdade tem sido muito mais que tudo p/ mim... vcs nem imaginam! - Por Dani Sader



O scrap para mim é uma vávula de escape, é um calmante para minha ansiedade e um "passiflorine" para o meu estresse. - Por Daniela do Nascimento



Para mim o scrap é reviver uma história, uma emoção ou um momento atrávez de cores, tons, combinações e efeitos. Pode ser tudo na mão de quem valoriza esses pequenos momentos ou nada na mão de quem não sabe o que significa. Pode levar um sorriso, fazer diferença ou ser uma declaração de amor ou de revolta.... é uma forma de se expressar e de tocar as pessoas.
Scrap para mim é alegria e me trouxe muitas alegrias através de pessoas maravilhosas! - Por Lu Girardi



Para mim scrap é alegria! - Por Elisa Delatore



Acho que todo hobby relaxa, é meio terapeutico, mas o scrap faz você mexer em varios niveis - não só o "lado externo", com as cores, os enfeites, etc, mas também mexe muito com a parte interna, pois temos que escrever, colocar no papel sentimentos, buscar historias, reviver momentos... e isso é muito intenso! - Por Carla Landi



Esse artigo foi originalmente escrito por Cristianne Dias para o ScrapbookBrasil em 23-10-2003 e atualizado por Anna Thereza Vana, Carla Landi, Cristianne Dias e Selma Hercules em 01-09-2010


 
Pesquisa personalizada